Primeiro, é importante saber quais serviços regulados pelo Estado você deseja a intervenção da Arsal. As áreas reguladas são gás canalizado; saneamento; transporte intermunicipal de passageiros e energia elétrica. Vale lembrar, ainda, que quanto mais informações você conseguir reunir, mais completa será a sua solicitação e, consequentemente, ajudará na resolução da sua demanda.
Para os usuários de Gás Canalizado:
1 - Quando registrar uma reclamação no serviço de atendimento da Concessionária Algás no número 117 e não foi atendido;
2 - Quando o usuário obtiver uma resposta não satisfatória da Concessionária;
3 - Nos casos em que a Concessionária não solucionar o problema registrado;
4 - Nos casos em que o usuário do serviço de gás canalizado necessite de orientação quanto à legislação, serviços e procedimentos.
Em caso de emergência deve-se ligar, imediatamente, para o número 117 - atendimento 24 horas da Algás.
Atenção! Anote o número do protocolo de registro, você pode precisar caso seja solicitado pela Ouvidoria.
Se seu problema for relacionado à Energia Elétrica:
Para reclamações e sugestões sobre os serviços prestados no fornecimento de energia, o consumidor deve adotar o seguinte procedimento:
1. Procurar, primeiramente, o atendimento da Equatorial Energia Alagoas para registrar sua solicitação através da Central de Atendimento pelo 0800 082-0196 ou através do WhatsApp (82) 2126-9200, com a assistente virtual Clara;
2. Após passado o prazo e caso a resposta ainda não seja satisfatória, você deve entrar em contato com a Ouvidoria da Arsal exclusiva para reclamações ou denúncias na área de energia elétrica, o número é o 0800 727-0167, de segunda a sábado, das 6h20 às 00h.
A Arsal e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) avaliarão a solicitação e darão um posicionamento.
Atenção! Todos os números de atendimentos da Equatorial e da Arsal constam na sua conta de energia.
Se seu problema for relacionado ao saneamento:
Para quem mora nos municípios atendidos pela empresa a Verde Alagoas
1 - Caso o seu município seja atendido pela Verde Alagoas, responsável pelos municípios da zona da mata e litoral, você deve encontrar em contato por meio da Ouvidoria - https://www.verdealagoas.com.br/ouvidoria ou pelo telefone 0800 941 0195.
Para quem mora nos municípios atendidos pela empresa Águas do Sertão
1 - No caso dos municípios do agreste e sertão, o usuário primeiro deve entrar em contato por meio do 0800 000 2122.
Para quem mora nos municípios atendidos pela empresa a Casal
1 - Se você reside no interior de Alagoas, inicialmente deve entrar em contato com o atendimento da Companhia de Abastecimento de Alagoas (Casal) para registrar sua demanda junto à concessionária, por meio do 0800 082-0195.
Para quem reside na capital e região metropolitana
1 - Se a sua unidade consumidora estiver localizada em Maceió ou na região metropolitana da capital, primeiro entre em contato com o atendimento da BRK Ambiental para registrar sua solicitação. Os contatos são: 0800 771-0001 ou pelo WhatsApp (11) 99988-0001, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Nos quatro casos, e seu problema não seja resolvido dentro do prazo informado pela empresa, aí sim você pode formalizar a denúncia na Ouvidoria da Arsal, por meio do número 0800 284-0429 [ligações de qualquer telefone], das 8h às 15h, de segunda a sexta, ou acessando o site www.arsal.al.gov.br e clicando no banner Ouvidoria [disponível a qualquer hora e dia da semana].
Vale lembrar que o protocolo do registro feito na empresa é importante. Anote e caso seja solicitado pela Ouvidoria da agência, informe, ele irá auxiliar na adoção das medidas que resolverão o problema.
Sobre o serviço de Transporte Rodoviário Intermunicipal:
1 – Quando o usuário se sentir insatisfeito com o serviço prestado pelos permissionários do serviço de transporte convencional e complementar e qualquer outra solicitação relacionada à qualidade e segurança do serviço.
A Ouvidoria da Agência pode ser acionada para registros de reclamações, denúncias, críticas ou elogios pelo 0800 284-0429 ou acessando o site: www.arsal.al.gov.br no banner Ouvidoria.