Ascom Arsal
A presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Alagoas (Arsal), Camilla Ferraz, participou da solenidade que marcou o lançamento do Plano de Retomada da Economia Pós-Covid, anunciado pelo governador Paulo Dantas, na última sexta (20). A agência é responsável pela fiscalização do serviço de saneamento, setor que foi um dos destaques no evento.
As empresas vencedoras das concessões dos blocos A, B e C do saneamento fizeram apresentações sobre suas operações, investimentos e perspectivas para os próximos anos. Participaram do painel Sanama, Sanema, BRK Ambiental, que operam na região metropolitana de Maceió, e Verde Alagoas e Águas do Sertão, vencedoras dos blocos B e C, que estão na fase da operação assistida.
Alagoas foi o primeiro estado do país a realizar o leilão para a concessão dos serviços de saneamento básico, como prevê o novo marco legal do saneamento. O protagonismo do estado foi destacado pelo secretário George Santoro, que elencou os investimentos que serão realizados pelas empresas vencedoras das concessões e visam à universalização do acesso à água e o esgotamento sanitário, dentro do plano de investimentos para o setor.
Ainda durante a solenidade, foram assinados decretos do programa de recuperação fiscal, incentivos ao turismo, além da entrega de placas comemorativas pelo marco de R$ 1 milhão de notas fiscais emitidas em setes anos.
Camilla Ferraz avaliou que existe uma grande expectativa em torno de Alagoas, no que diz respeito à concessão dos serviços do saneamento e que a Arsal vem investindo na qualificação do seu corpo técnico para aperfeiçoar as fiscalizações nesta área da regulação.